La Siesta: Equivalente a dormir a folga…

La siesta espanhola… Quem é que nunca dormiu a folga?? Bem eu como bom alentejano quando era pequeno tinha de dormir a folga, porque a essa hora da tarde com tanto calor os meus queridos pais não me deixavam ir para a rua. E lembro-me sempre que algumas vezes era obrigado a dormir a folga.

E tu dormias a folga?

Para os que já dormiram a folga alguma vez, então dormir uma siesta não é nenhuma novidade…

Explicando La Siesta

A siesta normalmente é descansar um pouco depois de comer, digo descansar porque há muitas pessoas que não são capazes de dormir tão pouco tempo. Pode ser sentado no sofá de olhos fechados a ouvir as noticias, ou simplesmente deitado na sala ou no quarto. Para quem pode, o verdadeiro sentido da siesta é dormir cerca de 20 a 30 minutos, e não pode ser nem mais nem menos tempo. Digo isto por experiência própria, porque se a siesta não chega aos 20 minutos é como se não tivesses feito nada e pelo contrário, se passamos da meia hora dormindo depois do almoço os efeitos são desastrosos: sensação de sonolência, cansaço, dor de cabeça… resumindo ficamos muito piores que antes !!

Explicação científica

Segundo a opinião dos especialistas na matéria este costume surgiu em Espanha, e alguns estudos indicam que é benéfica para o corpo e para a saúde, sempre e quando se respeite o timming da siesta, e eu confirmo que realmente é um grande invento de nuestros hermanos!!

La siesta é uma consequência natural da descida do sangue do sistema nervoso ao sistema digestivo, o que normalmente provoca uma certa sonolência a conhecida “madorna” alentejana. Isto junto ao calor que faz principalmente na Andaluzia onde no verão a temperatura passa por cima dos 40 graus facilmente. Obrigou a que as pessoas de certas zonas de Espanha praticassem a sesta e naturalmente propagou-se por todo o país este bom costume. Por esta razão está estipulado por lei que no verão os trabalhadores devem fazer horário intensivo, normalmente das 8:00 às 15:00 e as lojas e comércios têm um horário das 9:00 horas às 13:00 horas e das 18:00 às 22:00 aproximadamente.

Como alentejano que sou…

Claro que sim, recomendo dormir a folga e confirmo que não é apenas um hábito de muitos espanhois, mas também de alguns portugueses.  Quando posso hoje em dia durmo a minha folga, ultimamente só ao fim de semana porque o horário de trabalho não permite. Mas prometo que funciona.

Deixo-vos um video em Espanhol com uma reportagem sobre la siesta.

Video: http://www.rtve.es/mediateca/videos/20100318/usos-costumbres-siesta/723021.shtml

Espero que gostem do video e aguardo os vosso comentários.

Advertisements

Sobre Valter Barbio
Especialista SEO, posicionamiento web en Google para Pymes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: