Como cortar um presunto Pata Negra (Jamón Ibérico)

Um dos bons costumes de Espanha e talvez o melhor costume é o de comer um bom pata negra, conhecido em Espanha por Jamón Ibérico.

Para começar não se deve confundir o Jamón Ibérico com o Jamón Serrano. O Jamón Serrano é pata branca, e o Jamón Ibérico é o Pata Negra. Para quem não sabe basta olhar para as unhas da perna do porco, como o nome indica o Pata Negra tem de ter as unhas pretas.

Se compras uma perna de presunto sem o pé, de certeza que é um pata branca.

Por isso se queres um presunto Pata Negra, não compres o presunto sem o pé.

Presunto Pata Negra (Jamón Ibérico)

Presunto Pata Negra (Jamón Ibérico)

Dentro do Pata Negra existem muitas qualidades de presunto, como não sou especialista só vou dar um ponto de vista do consumidor.

A paletilla é a pata da frente que normalmente é mais magra e tem menos carne, pode custar a partir de 38 Euros e tem cerca de 3/4 Kg. Uma pata deste preço é ideal para quem gosta de comer presuntinho bom todos os dias… chega a sair mais barato que comprar fiambre. Depois para ocasiões especiais como o Natal,  não pode faltar um bom presunto e essa mesma paletilla já pode custar 200€, mas como é uma vez por ano vale a pena saborear tal manjar.

Por isso se vens a Espanha e queres levar um bom presunto para Portugal, entra num supermercado Mercadona e compra ai, porque além de levares uma boa qualidade preço, também podes prova-lo antes de levar.

Para finalizar deixo um video explicativo de como se deve cortar o presunto Pata Negra, Jamón Ibérico Espanhol

Bom apetite.

About these ads

Sobre Valter Barbio
Especialista SEO, posicionamiento web en Google para Pymes.

10 Responses to Como cortar um presunto Pata Negra (Jamón Ibérico)

  1. joao batista ferian diz:

    boa tarde fiquei apaixonado por tudo que vi jamon serrano e de mais so tem um pequeno plobema eu nao comsigo comer isso nao acho na minha cidade so pela internete mais e pç inteira muito caro para min que faço eu para comer esta joia degustar esta maravilha que tanto asisto pela nete vc podem me ajudar fico no aquardo

  2. orestes diz:

    Presados

    Gostaria de saber como proceder com os fungos (bolor), que se formam neste tipo de presunto…
    Abraços!

    • Normalmente o presunto tem de estar num lugar fresco e seco. Normalmente o que se faz é aproveitar os bocados do primeiro corte, quando se abre o presunto para tapar a parte aberta onde retiramos as nossas fatias. Para evitar bolor, a melhor forma é que o presunto esteja num lugar sem humidade e onde apanhe bastante ar. Se mesmo assim apanha bolor, este pode ser limpo de vez em quando com um pano humido, e recortado sempre que for fazer mais algumas fatias para servir. Espero ter ajudado.

  3. joao batista ferian diz:

    sou de mogi quaçu interior de sao paulo a vc labordetaportugues batistaferian@bol.com.br espero ajuda te mais fique com deus

  4. Pingback: Os números de 2010 « Guia de Espanha em Português

  5. Rodrigo diz:

    João,
    aqui no Brasil existe a Salamanca que produz Jamon de boa qualidade na cidade de Catanduva/SP a preço acessível. Caso interesse segue o site … http://www.salamanca.com.br
    Um abraço.

  6. vivian wendy bertholdo diz:

    gostaria de saber se o presunto parma tem alguma ligação com o iberico ou serrano

    • O jamón de Parma seria mais parecido com o Serrano. Básicamente o Jamón Ibérico é produzido a partir de porco preto (cerdo ibérico) e alimentado nos últimos meses de vida com bolota. O Jamón serrano é porco é feito a partir de porco branco e o processo de cura é diferente. O Presunto de Parma segundo o que sei é um presunto de porco branco curado no sal con algumas particularidades. Como referência deixo este link da wikipédia. http://es.wikipedia.org/wiki/Jam%C3%B3n_de_Parma

  7. waldemir sanches diz:

    Quero saber onde compro jamom pata negra moro em S.Paulo capital

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 457 outros seguidores

%d bloggers like this: